Receba primeiro nossas atualizações em seu email. Digite seu email abaixo!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SALVADOR ELÉTRICA

Olá príncipe e princesa,

Como estão as coisas?
Aqui está tudo bem e tem novidades...
Para quem não sabe, eu moro em Salvador e ando de ônibus.... SOFRIMENTO...

Pois é, ontem, indo para um curso bem legal que faço na área de psicologia junto com minha irmãzinha (sim, ela também é psicóloga), íamos pegar um ônibus para adiantar o lado e descer mais na frente para pegar outro devido o adiantado da hora...


ônibus elétrico



Eis que passa e para um ônibus diferente, novo, bem iluminado, bem mais baixo que os outros, mais limpo, mais bonito, mais.....ai ví que era o tal do ônibus que vi no noticiário na hora do almoço. Era o ônibus elétrico que está em fase de teste para ser implantado posteriormente na cidade. E aí pegamos...e tiramos fotos...ruins do celular de Juli...(precisando de um celular melhor, né irmã?). 

Notamos que o contador de passageiros estava no número 83 depois de outras pessoas terem entrado no ônibus depois de nós. Ou seja, estávamos entre os 80 primeiros a testar o bus ou buzú, no dialeto (rs) soteropolitano. O ônibus elétrico é da empresa chinesa Build Your Dreams (BYD) e os testes com o novo modelo foi iniciado ontem. 

ônibus elétrico


ônibus elétrico


trasporte público


Segundo o Portal A Tarde na internet, desde outubro, o veículo passou por uma reformulação no layout, com nova plotagem, para ser facilmente identificado pelo público. O  motorista foi cedido por uma das empresas de transporte público e treinado para dirigir esse modelo de ônibus.

TPM



A disponibilidade do ônibus elétrico, para testes segundo o A Tarde, será de 3 a 21 de dezembro, percorrendo a linha Aeroporto-Lapa através da orla de Salvador. O valor da passagem é a mesma dos outros ônibus. 



Ficamos radiantes ao vermos e usarmos esse ônibus. Parecíamos crianças em parquinho, sabe? "Aff", você pode pensar..."que coisa mais caipira!" Nem ligo!!! Mas, pelo sim, pelo não, vou explicar o porque da nossa felicidade.



Ficamos felizes com o novo ônibus porque temos muita preocupação com o planeta e seu destino futuramente e o ônibus à eletricidade economiza (e muito) combustível fóssil que polui muito. Até que enfim Salvador não é a última cidade nessa história. É a segunda capital a implantar esse novo modelo de transporte público. 


Outra coisa, esse ônibus tem capacidade para 76 passageiros, é bem espaçoso, mais bem iluminado porque as janelas são grandes e bem mais bonito que os outros, parece até um metrô. Até o barulho dele lembra o do metrô. Sim, ele faz barulho, um barulho mais macio, mais "silencioso" que os ônibus comuns. 



Além disso, ele é mais baixo, então não dificulta a subida nem  a descida. Suas portas são largas, não precisa que as pessoas fiquem se empurrando...etc.

Agora as críticas.... eu e irmã ficamos conversando durante o trajeto sobre nossas percepções acerca dessa experiência e lá vai: a catraca no meio confunde quem está acostumado com o outro formato; o cobrador passará por mais estresse (que vai impactar em sua saúde) porque tem que ficar ligado em quem pagou e quem não pagou já que pode-se entrar pelas duas portas, imagine na Copa, no carnaval, na agonia, com muita gente para entrar; poderia ter mais assentos, em um percurso maior ou engarrafamento cansa quem está em pé. 

De resto, a experiência foi massa! Pense os passageiros olhando para nossa cara enquanto tirávamos foto? Por enquanto é isso...

Para não reinventar a roda e escrever informações que já existem em outros lugares sobre esse assunto, segue links abaixo que falam sobre o ônibus elétrico...

Beijos

Julini - sócia-fundadora da TPM - Toda Princesa Merece soluções criativas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...