Receba primeiro nossas atualizações em seu email. Digite seu email abaixo!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PLANEJANDO SEU CASAMENTO - (PASSO 3)

Olá príncipe ou princesa (noivos!),

Como estão as coisas? Aqui, já é carnaval na cidade! Afinal, aqui é Salvador da Bahia! Mas apesar de ser carnaval hoje é quinta-feira, e é dia de quê? Dia de continuar o planejamento do seu casamento, lógico! Afinal, ainda tem muito chão pela frente.

Se você não sabe do que estou falando, então vai se atualizando com o post comunicado à família, que é o primeiro dessa sessão, e os posts planejando seu casamento - (passo 1) e planejando seu casamento - (passo 2).

Então, o passo de hoje é o terceiro passo e voltaremos a falar sobre um assunto tenso. A lista de convidados. Sim, infelizmente é a hora de falar da bendita lista. De novo! E você pode se perguntar. Por quê???


convites de casamento


Bem! Vou falar de novo dela (a lista) porque depois de muitos comentários acerca do post sobre o primeiro passo, que é sobre como fazer a lista de convidados, muitas pessoas entraram em contato falando que estavam tentando economizar no casamento. Conversei com noivas que procuraram nossos serviços de planejamento e assessoria e o assunto girou em torno da economia no casamento também.

Como eu falei para elas, falo aqui para você. Se tem um aspecto que precisa de bastante atenção na hora de planejar qualquer evento é a lista de convidados. Convenhamos que é a quantidade de pessoas em um evento que vai determinar a quantidade de comida, bebida, mesas, cadeiras, toalhas, pratos, talheres, guardanapos e daí em diante, concorda?

Caso você tenha dinheiro suficiente para pagar a presença de todas as pessoas que você conhece na sua festa sem preocupação, então talvez essa não seja sua preocupação, mas talvez o post de hoje possa lhe servir em pequenos eventos como uma reunião de amigos, ou alguma outra ocasião que precise gastar para receber pessoas.

Como dinheiro sobrando não é o caso da maioria dos noivos com quem converso e negocio, se for seu caso você terá que rever sua lista e fazer priorizações. Isso mesmo. Digo sem cerimônia: Peixeira na lista (corte)!

Depois de contabilizar a quantidade de pessoas da lista - no passo 1 - e a quantidade de dinheiro que vocês poderão gastar - no passo 2 - compare as duas informações e pense se será viável convidar todos da primeira lista, porque geralmente não é! Então, cortem da lista (você e o noivo ou a noiva) as pessoas por ordem de prioridade. Os mais importantes ficam, os que tem uma proximidade menor serão os primeiros a serem cortados.

Como dito no passo 1, vejam as prioridades elegendo aqueles que não podem faltar de jeito nenhum, e lembrem-se de incluir pai, mãe e irmãos de cada um de vocês, porque essas pessoas devem entrar nos cálculos das despesas (comida, bebida etc). Esse é o principal ponto para quem quer economizar, seja lá qual o seu motivo.

Se posso lhe dar um conselho de amiga, que já me considero, eu posso falar de experiência própria, não tenha medo de fazer cortes na lista de convidados. Pense que o mais importante não é o tamanho do seu casamento, e nem a quantidade de pessoas, mas sim o sentimento e a união das duas famílias, e com certeza não vai valer à pena vocês fazerem todo um esforço e se esfolarem para chamar pessoas que não tem tanta importância na vida de vocês e acabar tendo muitas dívidas depois.

Ah, só para esclarecer, quando falo de pessoas que não tem tanta "importância" eu não estou dizendo que não têm importância nenhuma, tá!? Eu estou falando que não tem a mesma importância que pai, mãe, irmãos, tios e primos. E não é como aquela amiga que deu força no início do relacionamento de vocês, ou os amigos com quem vocês saem sempre. Espero que tenham entendido o que quis dizer.

Em matéria de lista, eu entendo bem desse assunto porque tive que rever a minha muitas vezes e cortar pessoas. Tive que tomar uma decisão muito difícil avisando a todas as amigas(os) que não são casados que não poderiam levar namoradas(os), e isso valeu também para primos(as) que também não poderiam levar acompanhantes, teve até gente que não compareceu!

Mas e daí? Só lamento, porque perdeu uma festa linda e emocionante. Porque vou lhes dizer uma coisa, como foram poucos convidados, cerca de oitenta, estávamos todos muito perto durante a cerimônia e todos prestaram muita atenção nas palavras de Marco, o celebrante, se emocionaram com as palavras dele e com os meus votos. Digo isso porque, no final, a maioria dos convidados nos disseram que foi tudo lindo e teve até casal que decidiu fazer cerimônia e festa no próprio casamento, coisa que não iria fazer antes.




No final deu tudo certo, e não me arrependo de ter feito essa escolha com relação a lista já que, namorados e namoradas se vão, e se o seu convidado não tem a sensibilidade de entender que a presença dele é mais importante do que a de outras pessoas que você está deixando de convidar para convidá-lo, e não respeita sua decisão, não perca tempo se preocupando com ele. A gente só sabe como são difíceis essas escolhas quando passamos na própria pele, e talvez ele vá  passar por isso um dia. A melhor resposta é o tempo.

Como falei anteriormente, tenho conversado com algumas noivas que se queixam de que precisam economizar, mas acabam não abrindo mão da lista de convidados. Mas aí não dá, né?!

Para pensar: Vale à pena se descabelar para convidar todos os que estão na primeira lista que vocês fizeram? Será que se vocês cortarem algumas pessoas da lista, e priorizar familiares e amigos próximos, tornaria seu casamento tão distante do sonho de vocês? Essas pessoas que estão na lista e que vocês não abrem mão, fariam a mesma coisa por vocês?

Para encerrar, falo de minha própria experiência, que contei no sonho de princesa. Não dá para realizar o sonho de casar com cerimônia e festa sem abrir mão de algumas coisas. A palavra chave para ter um mínimo de tranquilidade no planejamento do seu casamento é desapego.

Como noiva que fui, e ainda me sinto, preciso lhes dizer que por mais que se planejem terão muitas coisas que não serão possíveis, terão pessoas que ficarão chateadas embora vocês façam todos os tipos de sacrifício terá algum familiar que achará que o momento é dele, ou dela, e vai querer decidir por vocês. Para tudo isso vocês terão que ter bem claro qual o objetivo, o que vocês querem, e não abrir mão da última palavra nas decisões ser de vocês.

Tenham em mente que o momento é de vocês e estejam unidos para que ninguém atrapalhe!


Por hoje é só. Espero que esse passo possa lhes ajudar!

Beijos,

Julini

ATENÇÃO: a primeira foto aqui expostas é da minha autoria, caso utilize, faça referência a mim e ao blog. A segunda foto é da autoria da BlancoRios Foto.

***Não nos perca de vista, siga-nos nas redes sociais***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...