Receba primeiro nossas atualizações em seu email. Digite seu email abaixo!

segunda-feira, 10 de março de 2014

FECHANDO CICLOS - ENTREGANDO O TCC IMPRESSO

Olá príncipe ou princesa,

Como está? Por aqui está tudo bem! Lembra de quando fechamos para balanço? Então, foi quando tive que parar as coisas aqui no blog e adiantar várias coisas das pós-graduações que faço.

Pois bem, há algum tempo, depois que voltei a escrever no blog, eu já tinha me resolvido com o tal do TCC da residência (em saúde da família), e tinha ido levar o formato impresso no serviço de saúde, que durante dois anos foi meu campo de prática profissional e estudo. Aí, esse falatório até agora é porque ainda não lhe contei sobre isso.



No dia 21 de janeiro fui levar meu TCC impresso em Pau da Lima, bairro aqui de Salvador, onde fica o Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), serviço-escola de saúde onde atuei durante a Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

A cada ano entra uma turma nova de residentes. Para quem não sabe, só pode ser residente quem já é formado, pois a residência é uma mistura de trabalho com pós-graduação. No caso dessa residência, são quatro residentes de cinco categorias profissionais da saúde (quatro psicóloga(o)s, quatro nutricionistas, quatro fisioterapeutas, quatro assistentes sociais e quatro enfermeira(o)s ).

Chegando lá, encontrei funcionários, professores, o pessoal da turma de nossos calouros, que entrou no ano seguinte ao da minha turma. Por um ano, minha turma, e essa outra turma, tivemos uma boa convivência. Se bem que eu já conhecia algumas pessoas da faculdade, que é o caso das psicólogas.

Abaixo, algumas pessoas dessa galerinha que citei. Da esquerda para direita: Andréa Rosa (sentada na frente, foi minha colega de sala na faculdade, e é minha amigona), atrás dela tem Aline, Laiara e Mariana. Ao meu lado estão Ana Tereza e Valéria.



Aqui, Juralice se juntou a nós.



Abaixo, só as "psicas" (psicólogas), já conhecia todas da faculdade, mas, somente Andréa (de jaleco) foi da minha turma, seguida de Mariana (de rosa), Rosana (vestido com detalhes azuis) e Ana Tereza (vestido preto).


Agora vou apresentar minha equipe. É que como na Estratégia Saúde da Família, também somos divididos em equipe para realizar os trabalhos na comunidade, tendo um residente de cada categoria profissional. A minha equipe é a equipe B, porque uma vez da equipe, sempre da equipe. Assim, ao meu lado de azul está Evelyn (enfermeira), seguida de Inamari (odontóloga) e Liliane (fisioterapeuta).



Assim se encerrou mais um ciclo da minha vida. Resolvendo pendências, revendo pessoas e ressignificando vivências. Sim, ressignificar experiências, vivências, é rever situações passadas e aprender com elas, dar um novo significado. Pois não foi fácil passar pela experiência da residência. É o tipo de coisa que é só para os fortes.

A carga horária da residência é de sessenta horas semanais. Isso mesmo, 60hs... tipo, um trabalho qualquer, geralmente, é de 40hs semanais, ou seja, nossa carga horária era maior que o "normal". As coisas são assim porque trabalhávamos a semana toda no serviço de saúde e alguns dias à noite, e finais de semana tínhamos aulas. Fora os relatórios, os estudos e leituras, que seguiam fim de semana a dentro sem cerimônia.

Em muitos momentos tive vontade de desistir, de jogar tudo pra cima. Mas, eu sabia que tinha que aguentar, tinha que seguir em frente, porque desconfiava que passando pela residência e sobrevivendo, eu sobreviveria a tudo nessa vida, e sabia também que era o tipo de experiência que eu precisava.

E hoje vejo que foi um ciclo de minha vida onde me testei muito, e onde aprendi muito também! E quer saber? Não me arrependo da escolha, pois sei que independente da área que irei trabalhar daqui pra frente todas as experiências desse período irão me ajudar bastante. Agradeço a todos os funcionários, professores e direção da instituição.


Recebendo a nova turma com atividades planejadas de acolhimento
Natal 2012 - As psicas e uma fisio penetra... alguém descobriu quem é???


Para a minha turma só digo uma coisa: ESTOU MORRENDO DE SAUDADES! Saudades das risadas sem motivo, das palhaçadas, dos trocadilhos (Como lidar?, Como assim Bial?, Bigfone, Oi?, etc), das confraternizações, do chororô, dos lanches, das pizzas, das tortas, das saídas após as aulas, das resenhas dos estágios e das festas aqui em casa, né?

Último dia... despedida
No Rio - 2012, congresso da Rede Unida - hora do descanso, né?
Comento uma tortinha... humm - equipe B com Jôse de penetra (listras à vista)


Despedida de Kelly, aqui em casa para variar!
Meu aniversário - a galera quase derrubou a casa!!!
Foi muito bom revisitar esse lugar, rever as pessoas e fechar esse ciclo para abrir espaço para novos ciclos de aprendizado surgirem. Agora é esperar sair o título e ser a mais nova sanitarista e especialista em saúde da família!

Essa foi direto do túnel do tempo... Foi bom compartilhar como você, cara(o) leitora(or), mais esse capítulo da minha vida.

E você, já fechou muitos ciclos em sua vida? Já conseguiu ressignificar experiências e vivências?

Beijos e até a próxima,

Julini

ATENÇÃO: as fotos aqui expostas são da minha autoria, caso utilize, faça referência a mim e ao blog.

***Não nos perca de vista, siga-nos nas redes sociais***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...